segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lançamento!!! Extra! Extra!

Show de lançamento do DVD “Imbuia”, dias 3 e 4 de Setembro, no Teatro Municipal de Pouso Alegre

Nos dias 3 e 4 de setembro acontecerá em Pouso Alegre o tão esperado lançamento do DVD “Imbuia”.
Gravado em um show ao vivo acontecido no final de 2009, o trabalho passou por uma criteriosa produção de áudio e vídeo, resultando em um DVD profissional, de referência e ainda um registro fiel da história da música popular pousoalegrense e sulmineira.
O Grupo Imbuia, todo mundo conhece, mas vale a pena relembrar a sua importância para o que se produz hoje aqui em termos de música e cultura.
Composições que estão até hoje na memória de milhares de pessoas nasceram deste movimento, nas mesas de bares e nas ruas. Paisagens urbanas e rurais foram reproduzidas em cenários no Teatro Municipal, para os espetáculos que marcaram época – alguns demandavam três noites de espetáculo com casa lotada! Em torno do núcleo (Mesquitão, Jorge Carioca, Maurício, Raimundão, Nandinho) gravitava um universo de pequenos (grandes) astros. Alguns viriam a crescer e ganhar vida própria, como os músicos Ivan Vilela, Wolf Borges e Elder Costa. Naquela época não era tão fácil gravar um disco como é hoje. Material não faltava, pois o acervo de músicas do Imbuia é quase infinito. Além das canções com temas rurais, havia também muitos boleros urbanos, histórias do cotidiano e até mesmo dramas existenciais, com algumas pitadas de humor, é claro. O Grupo durou até meados da década de 80, quando por razões particulares, cada um resolveu trilhar outros destinos. E ficou o vazio, a inconformidade, por não vermos propagar aquele tesouro musical, forjado no convívio inesquecível daqueles anos de glória.
No ano passado o cantor, compositor e também produtor musical Wolf Borges – cria do movimento - resolveu propor a gravação de um DVD que pudesse resgatar o brilho daquelas composições. Projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre, Wolf juntou os remanescentes Marcos Mesquita, Raimundo Andrade e Maurício Brandão para formar a base do trabalho. Com o acréscimo dos talentos de outros músicos da região como Omar Fontes Jr., Cláudio Mendonça e ainda Marcos Gerez (este de SP), a gravação do show para o DVD foi feita em outubro de 2009, juntando-se ao trabalho a produção cuidadosa de um documentário, pela premiada jornalista Cláudia Mesquita e com uma equipe de mais de 25 profissionais de áudio-visual, cenografia, figurino e todo um projeto de imagem para o grupo. Os vocais, que eram a base do trabalho do Imbuia, foram reforçados por Wolf Borges e Jucilene Buosi, além das participações especiais de Ivan Vilela, Elder Costa, Claret Caboclo e Marco Antonio Moura.
Além da grande estrutura profissional envolvida no projeto, houve ainda um grande movimento de pessoas e empresas que, movidos pela expectativa de ver o Imbuia renascido (e tudo o que ele representa), deram sua contribuição para a realização do projeto. Como a empresa Minas Brasil, que produziu uma camiseta comemorativa para o evento, como vários voluntários que, revivendo a “Gentileza” (hit do grupo) dos anos passados, se revezaram na montagem de cenários, bilheteria, detalhes de última hora etc.
Um espetáculo a parte, bonito de se ver e fazer parte, que vai se repetir nos dias 3 e 4 de setembro, no lançamento do DVD.

Serviço:
Show de lançamento do DVD “Imbuia”
Dias 3 e 4 de setembro (sexta e sábado)
20 horas, no Teatro Municipal de Pouso Alegre
Ingressos antecipados no TMPA a R$ 5,00
Contatos: Wolf Borges (8822-9116) Jucilene Buosi (8818-9105)

Nenhum comentário:

Postar um comentário