segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ocotea porosa


Imbuia (do Tupi) - Ocotea porosa (Nees et Martius ex Nees) Liberato Barroso - é uma frondosa árvore da família da Lauraceae (louros), que ocorre tipicamente nas florestas umbrosas mistas da região dos Campos Gerais do Paraná.

A Imbuia tem folhas pequenas e lusidias, flores insignificantes, tronco grosso, curto até as primeiras inserções dos galhos, razoavelmente retilíneo e por vezes retorcido. Seu fruto se constitui numa pequena cúpula basal.

A madeira da Imbuia, outrora abundante mas hoje escassa, tem alto valor comercial para o ramo moveleiro por sua afabilidade ao entalhe e longa durabilidade, afora excelente aparência: de cor parda em geral, possui veios que vão do amarelo ao marrom com riscas pretas. Devido à exploração depredatória de sua madeira nobre, hoje a imbuia está ameaçada de extinção.

Sinonímia: Canela-broto; Canela-imbuia; Embuia, Imbuia-clara; Imbuia-escura

Sinonímia botânica: Cinnamomum porosum, Oreodaphne porosa, Phoebe porosa.

Um comentário:

  1. Anos 80. Pouso Alegre tinha o frescor e a motivação de uma cidade em grande desenvolvimento, preservando ainda o lirismo do interior, mas com uma visão no futuro e no profissionalismo. Esse ambiente, sem se aperceber direito ou dar o reconhecimento devido, foi o palco de um grande movimento musical – talvez o maior do Sul de Minas e um dos mais expressivos de MG. Os shows eram lotados, demandavam três dias de apresentações. Na cidade, as pessoas cantavam as canções em rodas de violão, todos conheciam. Nos shows, a emoção e o envolvimento do crescente público eram notórios. Vários grupos musicais nasceram a partir do exemplo desses artistas, importantes como as maiores celebridades atuais. De maneira espontânea e sem grandes pretensões, o Grupo Imbuia, formado por excepcionais e talentosíssimos músicos, agregava força, criatividade e amigos, viajando pelo Estado, gerando desdobramentos de outras atividades artísticas e movimentando uma rede que fez deste movimento um fato histórico que retratou a identidade musical da cidade, com inovação, estilo e enorme potencial artístico. Anos se passaram e distanciaram seus integrantes, seja pelos compromissos de trabalho, seja pela inexplicável perda de um de seus mais criativos integrantes, Jorge Carioca. Hoje, o Grupo Imbuia, passados quase 30 anos de seu auge, ainda faz parte do imaginário de uma geração e, incompreensivelmente, possuem um trabalho inédito, nunca registrado. Este projeto visa resgatar uma história que não pode ser perdida, não deve ser esquecida e tem urgência em ser preservada...
    Wolf Borges - Produtor do DVD Imbuia - gravação no dia 17 de Outubro no Teatro Municipal envolvendo mais de 25 profissionais de gravação de audio, vídeo, cenografia, programação visual, músicos, técnicos etc.

    ResponderExcluir